21 COISAS QUE VOCÊ DEVIA APRENDER SOBRE MOÇAMBIQUE


Acredita-se que o nome Moçambique seja derivado de Musa Al Bik, nome de um árabe que há muito viveu na região.

Moçambique possui uma população de 24 milhões de pessoas, formada principalmente por povos de origem banto.

O idioma oficial do país é o português. A população, no entanto, fala um vasto número de línguas, entre elas o sena, o tsonga e o macua.

A maior cidade é Maputo, a capital moçambicana, com mais de 1 milhão de habitantes.

As cinco maiores cidades de Moçambique são: Maputo, Matola, Beira, Nampula e Chimoio.

Até 1 976, a cidade de Maputo era chamada de Lourenço Marques.

Moçambique só se tornou independente de Portugal em 1 975. O domínio português durou mais de quatro séculos.

Após a independência, o país mergulhou em uma guerra civil que durou 16 anos.

O primeiro presidente da Moçambique surgida da independência foi Samora Machel. Mais tarde, Graça Machel, viúva de Samora, se casaria com o líder sul-africano Nelson Mandela.

Uma das mais famosas personalidades moçambicanas é o escritor de origem portuguesa Mia Couto.

Quarenta e cinco por cento do orçamento moçambicano vem de governos e ONGs estrangeiras. Detalhe: boa parte desse dinheiro desaparece por causa da corrupção.

Moçambique é considerado, ao lado de Chade, Mali, Burkina Faso, Etiópia, Níger, Guiné, Guiné-Bissau e Benin, um dos 10 países mais pobres do mundo.

O principal investidor estrangeiro no país é a África do Sul, seguida de Portugal, Brasil, Espanha e Estados Unidos.

Moçambique é um dos países africanos mais ricos em recursos naturais. Um dos recursos mais cobiçados por potências estrangeiras atualmente é o gás natural.

Moçambique e Ruanda são os únicos países membros da Commowealth (Comunidade Britânica) que nunca foram colonizados pelos britânicos.

A moeda de moçambique é o metical.

O litoral moçambicano é belíssimo, principalmente no sul do país. Mas, acredite se quiser, ao contrário dos brasileiros, os moçambicanos não dão a mínima para praias.

Um dos meios de transporte mais utilizados em Maputo é o machibombo, mais conhecido o Brasil como van (os machimbombos também podem ser vistos em Angola). Outro tipo de veículo bastante comum é o tuk-tuk, uma espécie de automóvel de três rodas.

Em virtude da longa guerra civil, Moçambique possui um vasto número de minas terrestres em seu solo. Elas representam um perigo mortal para a população. Por serem de treinamento fácil e leves o bastante para não causar nenhuma explosão, os moçambicanos estão usando ratos para descobrir as minas.

As novelas brasileiras são populares em Moçambique. Cantores brasileiros como Ivete Sangalo são também bastante conhecidos da população local.

As cores verde e amarela da bandeira de Moçambique simbolizam a riqueza do solo e subsolo. O preto é uma referência ao continente africano. O branco simboliza a paz. Já o vermelho, lembra a luta contra o colonialismo. A estrela remete a paz entre os povos. O livro é uma referência à educação, a enxada à agricultura e o fuzil, novamente à luta pela independência do país.

Comentários

Mensagens populares